Coleção museológica visitável

A Associação Pátio das Memórias do Alentejo Litoral dispõe de uma coleção museológica visitável pelo público.
É oportuno retomar a referência à Recomendação Relativa à Protecção e Promoção dos Museus e das Colecções, da sua Diversidade e do seu Papel da Sociedade (2015) a partir das declarações recolhidas na entrevista conduzida pela Doutora Ana Carvalho e publicadas no Boletim ICOM (International Council of Museums) Portugal*.

“Ana Carvalho – Quais são as implicações da distinção entre museus e colecções?
Clara F. Camacho – […] As colecções, entendidas fora das instituições museológicas, figuram apenas em três pontos: no próprio título, o que foi per se bastante difícil de conseguir; na parte inicial – Definição e Diversidade dos Museus (parte I) -, onde se define colecção como «um conjunto de bens culturais e naturais, materiais e imateriais, passados e presentes», reflectindo em parte a definição do ICOM; e num terceiro momento a propósito da sua protecção e promoção, porque esta é a razão de ser da Recomendação: «proteger e promover os museus e as colecções».” (Excerto da entrevista*, p. 16)

Recomendamos a leitura integral da entrevista e a reflexão sobre as implicações da Recomendação de 2015 na valorização do património cultural imaterial das comunidades e a educação ao longo da vida.

Maria da Luz Correia
Diretora da Associação Pátio das Memórias do Alentejo Litoral, Sines

(*) Carvalho, A. (2016). Contextos e Desafios da Nova Recomendação da UNESCO para Museus e Colecções. BOLETIM ICOM nº7, Série III Set., pp. 10-19.
http://icom-portugal.org/multimedia/Boletim%20ICOM%20Portugal%20III%207%20Set%202016.pdf



O projeto do Pátio das Memórias do Alentejo Litoral é uma teia que se vai tecendo e nunca está completa. Junte-se a este projeto e contribua com as suas histórias e memórias para um retrato ainda mais nítido desta região do Alentejo.