Leitora atenta

Na Vila de Sines, em 1941, uma jovem de 21 anos de idade dedica o seu retrato à amiga Virgínia de Oliveira Santos, de 20 anos de idade, neta de Rafael Rodrigues Pai-Avô e filha de António Pinela Oliveira dos Santos.

É de notar que a jovem fez questão de ser retratada como leitora atenta de um livro. Neste mesmo ano, as repercussões da II Guerra Mundial atingiam Sines nomeadamente através do racionamento de bens essenciais.

Retrato oferecido à amiga Virgínia de Oliveira Santos. Verso do retrato: “Tirado aos 21 anos em 1941”

Destacamos, a propósito do empoderamento das mulheres, o ponto 13 da Declaração de Hamburgo*, de 1997 (56 anos após):

Ponto 13 – “O empoderamento e a integração das mulheres. As mulheres têm direito a oportunidades iguais. A sociedade, por sua vez, depende da contribuição das mulheres em todas as áreas de trabalho e em todos os aspectos da vida cotidiana. As políticas de aprendizagem voltadas para a alfabetização de jovens e adultos devem estar baseadas na cultura própria de cada sociedade, dando prioridade à expansão das oportunidades educacionais para todas as mulheres, respeitando sua diversidade, eliminando preconceitos e estereótipos que limitam seu acesso à educação de jovens e adultos e que restringem os benefícios da educação. Qualquer argumentação que restrinja o direito de alfabetização das mulheres deve ser categoricamente rejeitada. Medidas devem ser tomadas para garantir que não ocorram restrições a esse direito”.

No seguimento, o Ponto 14 da Declaração de Hamburgo assinala:

“Cultura de paz e educação para a cidadania e para a democracia. Um dos principais desafios de nossa época é eliminar a cultura da violência e construir uma cultura de paz baseada na justiça e na tolerância, na qual o diálogo, o respeito mútuo e a negociação substituirão a violência nos lares e comunidades, dentro de nações e entre países.”

Maria da Luz Correia
Diretora da Associação Pátio das Memórias do Alentejo Litoral, Sines

Agradecimentos a Sandra Patrício, Técnica Superior do Arquivo Municipal de Sines, pelo apoio à edição digital da foto de 1941.

(*) UNESCO (1997). Educação de Adultos. Declaração de Hamburgo. Agenda para o futuro. Hamburgo. http://unesdoc.unesco.org/images/0011/001161/116114por.pdf

(Título original: Adult education: the Hamburg Declaration; the Agenda for the Future. Publicado em 1997 pelo Instituto da UNESCO em Educação (UNESCO-UIE))



O projeto do Pátio das Memórias do Alentejo Litoral é uma teia que se vai tecendo e nunca está completa. Junte-se a este projeto e contribua com as suas histórias e memórias para um retrato ainda mais nítido desta região do Alentejo.