Promover a Educação ao Longo da Vida e a divulgação das memórias

A Associação Pátio das Memórias do Alentejo Litoral, ao promover a Educação ao Longo da Vida e a divulgação das memórias, contribui para o conhecimento colaborativo e a divulgação do património cultural imaterial das comunidades do Alentejo Litoral.

A Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial (*), de 2003, apresenta os elementos definidores de “património cultural imaterial” que orientam o âmbito da pesquisa levada a cabo pelo Pátio das Memórias no Alentejo Litoral.

Os visitantes da webpage do Pátio das Memórias terão este quadro de referência para um melhor entendimento da seleção das fotos e dos conteúdos das memórias.

Transcrevemos o artigo 2º centrado nas “Definições” chave (p. 3).

“Para efeitos da presente Convenção,

1. Entende-se por “património cultural imaterial” as práticas, representações, expressões, conhecimentos e competências – bem como os instrumentos, objectos, artefactos e espaços culturais que lhes estão associados – que as comunidades, grupos e, eventualmente, indivíduos reconhecem como fazendo parte do seu património cultural. Este património cultural imaterial, transmitido de geração em geração, é constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função do seu meio envolvente, da sua interacção com a natureza e da sua história, e confere-lhes um sentido de identidade e de continuidade, contribuindo assim para promover o respeito da diversidade cultural e a criatividade humana.

Para efeitos da presente Convenção, só será tomado em consideração o património cultural imaterial que seja compatível com os instrumentos internacionais relativos aos direitos humanos existentes, bem como com a exigência do respeito mútuo entre comunidades, grupos e indivíduos, e de um desenvolvimento sustentável.

2. O “património cultural imaterial” tal como é definido no parágrafo I supra, manifesta-se nomeadamente nos seguintes domínios:

(a) tradições e expressões orais, incluindo a língua como vector do património cultural imaterial;
(b) artes do espectáculo;
(c) práticas sociais, rituais e actos festivos;
(d) conhecimentos e usos relacionados com a natureza e o universo;
(e) técnicas artesanais tradicionais.”

Maria da Luz Correia
Diretora da Associação Pátio das Memórias do Alentejo Litoral, Sines

(*) UNESCO (2003). Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial. Paris. Pp. 1-16. http://www.unesco.org/culture/ich/doc/src/00009-PT-Portugal-PDF.pdf



O projeto do Pátio das Memórias do Alentejo Litoral é uma teia que se vai tecendo e nunca está completa. Junte-se a este projeto e contribua com as suas histórias e memórias para um retrato ainda mais nítido desta região do Alentejo.