30 Março, 2017 Saberes locais, educação e desenvolvimento sustentável
Que conhecem as gerações mais jovens do Cabo de Sines? Dos pesqueiros e da sua importância social e ambiental? Das mudanças na ocorrência de determinadas espécies na costa rochosa? Há quem afirme que já não há camarinhas, mas sim, ainda há camarinhas. Também se pode encontrar espinafres selvagens na orla costeira arenosa. O que nos podem ensinar os pescadores da pesca tradicional sobre o quase desaparecimento do bodião do mercado de peixe em Sines?
Porque vale a pena sensibilizar as gerações mais jovens, os novos habitantes de Sines, os visitantes sobre a evolução das práticas sociais da relação dos habitantes com o meio ambiente?
A UNESCO volta a ser uma referência para responder às interrogações: “O desenvolvimento sustentável só pode ser alcançado através da promoção de relações responsáveis entre as pessoas, e entre as pessoas e o meio ambiente”.
“Sustainable development can only be achieved through fostering responsible relationships between people, and between people and their environment.” (UNESCO, 2015: p. 15).
“A Educação para o Desenvolvimento Sustentável envolve a formação de valores, de competências, de atitudes e de comportamentos que preparam os aprendentes para anteciparem, pensarem de maneira crítica e enfrentarem e resolverem problemas relacionados com a sustentabilidade”.
“ESD involves the formation of values, skills, attitudes and behaviours that prepare learners to anticipate, think critically, and tackle and resolve problems relating to sustainability” (UNESCO, 2015: p. 17).
(*) UNESCO (2015). Learning with Intangible Heritage for a Sustainable Future. Guidelines for Educators in the Asia-Pacific Region. Paris: UNESCO http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002323/232381E.pdf
Maria da Luz Correia
Diretora da Associação Pátio das Memórias do Alentejo Litoral, Sines