4. Retratar Mário Zurego

ATIVIDADE.04 – “Retratar Mário Zurego, homem de muitos ofícios”

 

Objetivos sugeridos

  1. Desenhar a figura do pescador quando ia ao mar na traineira.
  2. Desenhar o retrato de Mário Zurego e as aves que ele caçava.
  3. Desenhar o retrato de Mário Zurego “cozinheiro”, quando preparava uma caldeirada para os amigos.
  4. Traçar, no mapa do litoral de Portugal, o caminho que D. Venturinha, amigo de Mário Zurego e companheiro de pescarias, terá percorrido entre a Murtosa, terra natal, distrito de Aveiro, e Sines, local de chegada.

 

Pistas  

– Para o objetivo 1

.Observar fotografias antigas de pescadores e de traineiras do Alentejo Litoral; consultar o grupo “Pescadores de Sines”, na rede social Facebook, e o Jornal Redes do Tempo

.Visitar o Museu Municipal de Sines

–  Para o objetivo 2

.Consultar a informação sobre cada ave, observar as características morfológicas. Consultar: “Aves de Portugal”; Alcaravão;Ouvir o canto

– Para o objetivo 3 – Perguntar a vendedores/as de peixe quais são as espécies marinhas utilizadas na caldeirada tradicional de Sines e como se cortam as batatas segundo a tradição de Sines. Em cubos? Em rodelas?

– Para o objetivo 4

Desenhar, num mapa do litoral de Portugal Continental, o trajeto que D. Venturinha, amigo de Mário Zurego e companheiro de pescarias, terá percorrido entre a Murtosa, sua terra natal, e Sines como local de chegada.

 

Não se esqueça de registar as suas anotações

4. Retratar Mário Zurego

Porto de Pesca de Sines, Rua Interior do Porto de Pesca de Sines, Portugal

Recolha
Mário Zurego, Entre Murtosa e Sines, Atualidade
Local e data reportados
Entre Murtosa e Sines, Séc. XX e atualidade
O projeto do Pátio das Memórias do Alentejo Litoral é uma teia que se vai tecendo e nunca está completa. Junte-se a este projeto e contribua com as suas histórias e memórias para um retrato ainda mais nítido desta região do Alentejo.