Explore um Caderno de Atividades que incentiva os visitantes a interagirem com os habitantes e a conhecerem o território e a evolução da Cultura Costeira do Alentejo Litoral. Vamos realizar atividades exploratórias no Alentejo Litoral usando os manuscritos de um pescador antigo.
O ponto de partida é um conjunto de excertos de manuscritos raros de um pescador antigo, nascido em 1893, no Cercal do Alentejo. O pescador escreveu anotações curtas sobre a vida diária, pescarias, espécies marinhas que ele e a sua companha capturaram no mar e venderam nas lotas de Sines, Sesimbra ou Cascais.
Os excertos que aqui destacamos foram extraídos do livro “Entre o Cabo Sardão e o Cabo da Roca. A pesca e a vida quotidiana (1927-1958), nos Diários do “Mano Mário” pescador do Alentejo Litoral”.
Reúna os seus amigos ou membros da família e escolha a Atividade mais apelativa.
O desafio é procurar a informação que pode ser comparada com as anotações que o pescador escreveu há quase 90 anos.
Desfrute das visitas aos mercados, das conversas com pescadores e pescadoras, vendedores e vendedoras, adquirindo informação sobre as espécies marinhas e o seu habitat. Ou pode explorar a sua curiosidade sobre as comidas e os petiscos tradicionais que o pescador e os seus amigos comiam quando se reuniam em Porto Covo, Sines, ou Vila Nova de Mil Fontes.
As Atividades 13 e 14 estão direcionadas especialmente para os seniores que vivem em estruturas residenciais.