Três ideias estruturam a visão do projeto Pátio das Memórias:
Acreditamos que a participação colaborativa em atividades da comunidade tem um enorme potencial para a transmissão, salvaguarda e transformação da cultura local e do legado de memórias.
Cremos que a partilha de memórias da vida quotidiana é uma forma de comunicar e de reconstruir as perceções de acontecimentos da história pessoal e da comunidade. Neste sentido, procuramos que todos os participantes deste projeto entrelacem os fios das suas histórias com o fio da história da comunidade, criem laços afetivos entre si e passem a interpretar os acontecimentos atuais a partir de uma visão mais vasta, que contribua para se assumirem como “cidadãos de corpo inteiro”.
Estamos finalmente convictos de que cada pessoa, independentemente da sua idade e grau escolar, pode influenciar de maneira positiva a aprendizagem de outros ao longo da vida, na escola ou fora dela. Por isso, cada visitante do Pátio das Memórias pode tornar-se num participante do projeto e juntar o fio das suas memórias à narrativa que estamos a construir, em conversas presenciais ou à distância, através de todos os canais que as novas tecnologias hoje nos disponibilizam. Gostamos de estimular uma literacia tecnológica humanizada e com sentido, fomentando o prazer de ler e de escrever narrativas de memórias com recurso às TIC.
São nossos convidados todos os que:
Apreciam conversar sobre experiências da vida
Gostam de aprender e indagar para compreender melhor os acontecimentos da vida
Desejam desenvolver as suas competências de literacia e de literacia tecnológica
Investem no envelhecimento ativo
Investem e/ou praticam o Turismo Cultural
O projeto do Pátio das Memórias do Alentejo Litoral é uma teia que se vai tecendo e nunca está completa. Junte-se a este projeto e contribua com as suas histórias e memórias para um retrato ainda mais nítido desta região do Alentejo.