No Liceu Francês

No Liceu Francês de Lisboa, Lycée Français, fiz a primeira experiência de iniciação às aprendizagens escolares. As deslocações entre Lisboa e Funchal por motivo da atividade profissional do pai, nos CTT, não impediram a iniciação escolar.

O modelo de ensino valorizava a aprendizagem da forma, o treino dos movimentos finos da escrita. Os exercícios em folhinhas de papel quadriculado (Ilustração 1) eram colados no caderno em formato A6.

Depois, a escrita de pequenas palavras acompanhadas de imagens para pintar alusivas ao significado. A representação da figura da mulher e da mãe (Ilustração 2), tal como no modelo de ensino português da época, reportava-se ao estereótipo do meio rural e da cuidadora de casa.

As características da representação do homem e do pai também correspondiam ao estereótipo do meio rural (Ilustração 3).

Que dirão as crianças do séc. XXI ao verem a imagem das almofadas de alfinetes da costura (exercício 2, Ilustração 4)? Antenas “de nave espacial”, ou “de um router”?

No Liceu Francês

Liceu Francês Charles Lepierre, Avenida Engenheiro Duarte Pacheco, Lisbon, Portugal

Recolha
Maria, Lisboa, 2017
Local e data reportados
Liceu Francês, Lisboa, 1959
Categoria
Migrantes
O projeto do Pátio das Memórias do Alentejo Litoral é uma teia que se vai tecendo e nunca está completa. Junte-se a este projeto e contribua com as suas histórias e memórias para um retrato ainda mais nítido desta região do Alentejo.