No Liceu Francês de Lisboa, Lycée Français, fiz a primeira experiência de iniciação às aprendizagens escolares. As deslocações entre Lisboa e Funchal por motivo da atividade profissional do pai, nos CTT, não impediram a iniciação escolar.
O modelo de ensino valorizava a aprendizagem da forma, o treino dos movimentos finos da escrita. Os exercícios em folhinhas de papel quadriculado (Ilustração 1) eram colados no caderno em formato A6.
Depois, a escrita de pequenas palavras acompanhadas de imagens para pintar alusivas ao significado. A representação da figura da mulher e da mãe (Ilustração 2), tal como no modelo de ensino português da época, reportava-se ao estereótipo do meio rural e da cuidadora de casa.
As características da representação do homem e do pai também correspondiam ao estereótipo do meio rural (Ilustração 3).
Que dirão as crianças do séc. XXI ao verem a imagem das almofadas de alfinetes da costura (exercício 2, Ilustração 4)? Antenas “de nave espacial”, ou “de um router”?
Liceu Francês Charles Lepierre, Avenida Engenheiro Duarte Pacheco, Lisbon, Portugal