As primas do 47

As primas do 47 eram as nossas primas que foram para Lisboa. Moravam no nº 47 da R. Carvalho Araújo. Era na casa delas que ficávamos quando íamos a Lisboa.

A Guilhermina casou com o Armando Correia, da família dos Correias, de Saboia e Odemira. O Sargento Correia e os sobrinhos vinham a Sines também a passar férias. Foi assim que a minha irmã Madalena conheceu o António e acabaram por se casar em Lisboa.

Na primeira fotografia estou eu, a minha irmã Madalena com o neto da Guilhermina e a filha dela, à janela da casa dos meus avós [R. Marquês de Pombal, 92, Sines]. Esta fotografia foi tirada mais ou menos em 1949.

A segunda fotografia foi tirada na estrada [designação antiga da R. Marquês de Pombal, 92-94]. Ainda era chão de areia. Estávamos ao pé do carro de bestas. A Madalena é a segunda à esquerda, depois está a prima Guilhermina com a netinha ao colo, e depois a filha e o outro neto.
Na casa já não se vê uns vasos muito bonitos que o meu avô tinha posto no telhado para embelezar, um em cada esquina. O ciclone de 1941 levou-os e nunca mais foram substituídos.

A terceira fotografia foi tirada quando as primas do 47 regressaram a Lisboa. Fomos à camioneta despedir-nos delas. Tinham estado a passar uns dias connosco em Sines. Estamos ao pé da antiga garagem dos Belos, em Sines. Davamo-nos bem, passeávamos, ríamos muito, aquilo era um pagode.
Nesse tempo demorava-se quase seis horas para fazer a viagem de Sines a Cacilhas na camioneta. Depois tínhamos que atravessar o Rio Tejo num cacilheiro.

À esquerda está a Madalena, a Guilhermina e o marido dela, atrás. O Armando era um pedreiro muito respeitado, trabalhava muito bem. Ele gostava daquelas comidas pesadas, chispe, dobrada com grão, mão de vaca, eu sei lá. Depois está a minha irmã Elisa e eu com a bebé ao colo, a neta da Guilhermina era uma gracinha. Eu gostava muito de crianças e elas gostavam de mim.

Quem sabe? Talvez as nossas vidas tivessem sido muito diferentes se não tivéssemos podido ficar em casa destas primas em Lisboa. Nós não tínhamos casa em Lisboa.


Warning: Use of undefined constant wpurl - assumed 'wpurl' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/patiodasmemorias/public_html/wp-content/themes/bridge-child/templates/portfolio-loop.php on line 284
As primas do 47

Rua Carvalho Araújo 47, Lisbon, Portugal

Recolha
Virgínia, Sines, 2010
Local e data reportados
Migração de Sines para Lisboa, anos 40-50, séc. XX
Categoria
Migrantes
O projeto do Pátio das Memórias do Alentejo Litoral é uma teia que se vai tecendo e nunca está completa. Junte-se a este projeto e contribua com as suas histórias e memórias para um retrato ainda mais nítido desta região do Alentejo.