O Pátio das Memórias é um projeto cultural e educativo. Promove o envolvimento da comunidade na recolha, estudo e divulgação de memórias da vida quotidiana no litoral alentejano, desde os finais do século XIX, e a promoção do património cultural imaterial.
O projeto tem um espaço físico localizado em Sines, numa casa fundada no século XIX por um lavrador local, e apresenta uma exposição museológica visitável pelo público. Conta também com esta dimensão online através da qual se pretende agilizar a divulgação de uma parte do seu acervo, em formato digital, junto de investigadores, escolas, turistas e do público em geral.
As raízes do Pátio das Memórias estão em Sines onde se cruzam com as raízes da família da sua fundadora, Maria da Luz Correia, e com as suas experiências de aprendizagem pelo mundo.
Sines, Cercal, Porto Covo, Vila Nova de Mil Fontes, Odemira, Saboia e Zambujeira do Mar foram ao longo do tempo cenário de passeios e de reuniões de família e de amigos, sempre animados pela partilha de histórias, de lembranças e de muitas referências a detalhes únicos e nem sempre conhecidos desta região. Um gosto especial pela arqueologia, levou-a a descobrir que num terreno do seu bisavô existiam vestígios de construções da época romana e o hobby da fotografia do pai deixou-a com uma coleção de imagens inéditas que documentam a vida quotidiana local de outros tempos. Foi o começo da história do projeto do Pátio das Memórias, que se abriu entretanto à comunidade e continua agora a crescer, com novas histórias e memórias trazidas pelos seus habitantes.
” Acreditamos que ninguém sabe tudo, que aprendemos na escola e fora dela e que há mais fios de histórias de vida que se podem entrelaçar para influenciar a educação de alguém. “
Aceita o convite para se juntar a este projeto e fazer crescer o Pátio das Memórias?
Escreva-nos e conte-nos: De que fala a primeira história que vai partilhar? Podem ser cartas, desenhos, fotografias, bordados, objetos ou memórias que ilustrem fragmentos da história local e que queira preservar e partilhar, a partir deste espaço colaborativo.
A equipa do Pátio das Memórias é coordenada pela sua fundadora, Maria da Luz Correia, pt.linkedin.com/in/maria-da-luz-correia, doutorada em Psicologia da Educação pela Universidade de Barcelona, com a qual tem colaborado em trabalhos sobre o papel das histórias digitais na influência educativa e na literacia digital das pequenas comunidades. Na qualidade de formadora de professores e de investigadora tem colaborado também com a Universidade de Cabo Verde. Foi consultora do Ministério da Educação e do Ministério da Justiça e também do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). Destaca como áreas de interesse a construção colaborativa do conhecimento mediada em ambientes eletrónicos e a educação para o património cultural imaterial.
O projeto conta ainda com uma rede de colaboradores que contribuem para o Pátio das Memórias, cruzando os seus conhecimentos das áreas de docência de História da Vida Quotidiana e docência de Línguas, da Psicologia Comunitária, da Edição de Conteúdos Digitais, da Arquitetura e da Educação pela Arte.
Ana Cuan
Cofundadora, Turismo, Sines
Sandra Patrício
Técnica Superior, Arquivo Municipal de Sines http://www.sines.pt/pages/372
João Manuel Martins Madeira http://ihc.fcsh.unl.pt/pt/ihc/investigadores/item/1166-jmmadeira
Historiador, professor, investigador em História Política Comparada – Regimes, Transições, Colonialismo e Memória, IHC-Instituto de História Contemporânea
Conceição Trindade
Docente do Ensino Básico; Consultora em Didática de História da Vida Quotidiana para o Ensino Básico
Graça Pinto https://pt.linkedin.com/in/graca-pinto-29730a12
Consultora em e-learning, Conceção de conteúdos; Revisão linguística e tradução; Formadora; licenciada em História
Espaço Atitude, Arquitetura https://www.facebook.com/pg/Atitude-arquitectura-engenharia-e-design-141279795899705/about/
Ana Almada https://pt.linkedin.com/in/ana-almada-4b50081a
Psicóloga Educacional e Comunitária, Formadora de Formadores, projetos de Educação, Infância e Direitos da Criança, Câmara Municipal de Cascais
Mónica Caetano Mateus
Comércio de Artesanato Coração Lusitano, Sines; Docente e Formadora em História
Ian Carlo Mendoza
Músico, membro do grupo musical “Marafona”, Animador cultural; Música para Bebés