Eu e as minhas irmãs

Nós éramos 3 irmãs, eu, a Elisa e a Madalena, a mais nova. Éramos muito diferentes. Eu era a mais cabeça no ar, mas a Madalena era a mais doce e inteligente. E tinha uma figura tão bonita! Todos diziam bem dela.

Na casa dos meus avós todos trabalhávamos. Eu e as minhas irmãs tínhamos as nossas tarefas obrigatórias quando já éramos crescidinhas. A nossa mãezinha tinha-nos dito quais eram as tarefas e depois trocávamos o turno em cada semana. Eu gostava muito de lavar louça. Quando me tocava a vez de amassar o pão da semana eu não queria. Então, combinava com a Madalena “Ó Lena, se tu trocares comigo, eu lavo a louça na tua vez, está bem?”. E ela dizia sempre “Está bem”. Isto tudo sem a minha mãezinha saber. A Elisa não gostava de fazer as tarefas, mas tinha que fazer alguma coisa.

Íamos passear, conversávamos com as nossas amigas à janela. A Madalena gostava muito de andar a cavalo e dizia “gosto tanto de andar a cavalo, correr pelos campos e saltar valados. É uma sensação de liberdade!”. O cavalo tinha um criado só para tratar dele, tal era a estima que o nosso avô tinha por aquele cavalo.

E quando havia baile na [Sociedade Recreativa da] Caninha lá íamos todas muito bem arranjadas, com uns vestidos muito bonitos. Eram bailes só para as moças de boas famílias. O meu avô era muito respeitado.


Warning: Use of undefined constant wpurl - assumed 'wpurl' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/patiodasmemorias/public_html/wp-content/themes/bridge-child/templates/portfolio-loop.php on line 284
Eu e as minhas irmãs

R. Marquês de Pombal 92-94, Sines, Portugal

Recolha
Virgínia, Sines, 2010
Local e data reportados
Sines, R. Marquês de Pombal 92-94; Praia de Sines Anos 30-50, séc. XX
Categoria
Terra e Mar
O projeto do Pátio das Memórias do Alentejo Litoral é uma teia que se vai tecendo e nunca está completa. Junte-se a este projeto e contribua com as suas histórias e memórias para um retrato ainda mais nítido desta região do Alentejo.